Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A escola e a preparação...dos pais!

por ✿ Mamã Curiosa Mariada, em 01.04.14
Os pais e a creche

Uma amiga minha mostro-me uma reportagem do "Você na TV" da TVI, que abordou algo que eu nunca tinha sequer pensado: os pais é que precisam de adaptação à escola dos filhos!

 

Confesso que na altura fiquei admirada, mas começo a compreender... Os bebés e as crianças são, de facto, muito inteligentes e entendem perfeitamente o nervosismo dos pais.

 

Segundo o psicólogo convidado (Quintino Aires), isto é visível até na sua postura do corpo - muitas vezes, quando chegam à escola, é a educadora ou a auxiliar que vai buscar a criança ao colo dos pais e não estes que a "entregam" às mesmas. Refere ainda que quem sente o abandono são os pais e não tanto as crianças. E que o pior que os pais podem fazer é chorar, demonstrar o nervosismo ou atrasar a entrega na escola (nada de longas despedidas). Daí que a adaptação à escola seja mais fácil para os segundos e terceiros filhos...

 

Na reportagem é ainda referido que existem casos extremos, como por exemplo, a criança vomitar constantemente, fazer xixi nas calças e deixar de falar ou brincar quando chega a casa. E nestes casos, é sugerida ajuda psicológica.

 

O psicólogo Quintino Alves indica ainda as idades em que a adaptação à escola é mais difícil: aos 8 meses (devido à angústia de separação que pode ocorrer até aos 11 meses); aos 18 meses (com a oposição do não); aos 3 anos (com as dificuldades de socialização) e aos 4 anos e meio (em que a criança podem interiorizar que os pais podem não gostar deles).

 

Acho o tema muito interessante e gostava de ouvir/procurar mais opiniões...e entretanto, vou-me preparando para a entrada na escola da minha bebé :'(

 

Imagem: Revista Pais&Filhos

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Imagem de perfil

De Maria João Costa a 02.04.2014 às 00:15

Por experiência própria também acho que os pais sofrem mais que os filhos :) A B. quando entrou na creche também estava a passar pela fase da angústia por isso ainda foi mais difícil. Mas agora passado um mês já está adaptada, conhece os outros bebés e a educadora e fica contente quando os vê. É lógico que nem todos os dias são iguais e as segundas-feiras são para ela o dia mais difícil, mas para nós também são!! :) Mas faz parte crescimento deles! Vais ver que vai acabar por correr tudo bem!
Beijinhos

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Parceiros

Foxlife

Top blogs de receitas

Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D